segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curiosidades ...


O que seria do mundo se não fosse essa interessante mistura de etnias, de pessoas que vieram de diversos paises, criaram seus lares em uma nova cidade e transformaram o plante numa grande salada de costumes e culturas? É curioso como existem pessoas de diversas nacionalidades espalhadas por todos cnatos do globo.

Os motivos que levam essas pessoas a buscar novos lares são variados. Existem pessoas que procuram uma vida melhor, mais confortável, com salários melhores, pessoas que querem viver num lugar mais seguro, sem tanta violência, outras que estão atrás de uma vida mais calama, longe das grandes cidades, e assim por diante.

Independente do motivo que leva as pessoas a sairem de casa, isso faz com que o mundo fique menor, mais próximo entre as culturas, mesmo com tanta distância geográfica e com tantas diferenças nas crenças e costumes. E aos poucos, essas disparidades vão diminuindo e tornando o planeta algo mais homogêneo.

Não importa se somos brasileiros, irlandeses, americamos, japoneses, italianos ou argentinos, o que importa é que somos todos humanos e todos fazemos parte do mesmo mundo. Isso deveria ser o suficiente para fazer com as pessoas aprendessem a conviver pacificamente, sem querer prejudicar o próximo e tirar vantagem em tudo.

O que seria do seria do mundo se não fosse a alegria e o futebol brasileiros, a comida italiana, os vinhos franceses, a tecnologia japonesa, e todas as outras peculiaridades com as quais todas as nações colaboram para tornar o planeta um lugar único e cheio de coisas para aprender e viver?

É sempre importante lembrar que o mundo existe hoje graças a uma porção de povos distintos que, juntos, construiram tudo o que podemos viver hoje. E pensando nisso é que devemos respeitar as diferenças, ter a mente aberta para entender que o mundo não é totalmente igual, que as pessoas são diferentes, com opiniões divergentes.

2 comentários: