
O fenômeno do multiculturalismo acontece com pessoas de espaços culturais diversos que são muitas vezes obrigadas a relacionar-se e a conviver entre si. Devido à imigração é possível numa região a assistência de diversos núcleos culturais e ainda grupos sociais que por diversas razões se sentem marginalizados. Perante a assistência de diferentes culturas, as pessoas podem assumir atitudes como o etnocentrismo, o relativismo cultural e o interculturalismo. O etnocentrismo inclui as pessoas que observam as outras culturas em função da sua própria cultura. Os etnocentristas para preservarem os traços da sua cultura assumem posturas negativas como a xenofobia, o racismo e chauvinismo.
O relativismo cultural incluiu as pessoas que perspectivam as outras culturas a partir dos valores por que se regem. Os relativistas sofrem algumas consequências como o racismo, o isolamento e a estagnação.O interculturalismo é um movimento que respeita as outras culturas.
O interculturalismo promove objectivos como compreender a natureza pluralista, promover o diálogo entre culturas, compreender a complexidade e riqueza da relação entre as diferentes culturas e colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais.Como não se pode dizer que uma cultura atingiu o seu total desenvolvimento, o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas é o diálogo. O interculturismo faz com que se aprenda a conviver no mundo pluralista e que se respeite e defenda toda a humanidade.
Portanto, na opnião do grupo, é possível conviver com pessoas que possuem culturas ou costumes diferentes do nosso, sem que haja preconceito.
E vocês, o que acham???

Nenhum comentário:
Postar um comentário