segunda-feira, 10 de maio de 2010

Em que mundo vivemos?


Vivemos em um mundo pluralista.

Esse aspecto plural manifesta-se nas diferenças existentes entre os grupos sociais e se revela nos traços de etnia e de nacionalidade, nas formas de comportamento sexual e nas tradições que se perdem ou se renovam a cada geração. A pluralidade cultural assinala a variedade de formas com que se dão as relações humanas. É pelo reconhecimento dessa complexidade que surge a perspectiva multicultural. Mais do que a simples tolerância e a integração, o multiculturalismo propõe a interação das várias formas de manifestação cultural, não apenas no que diz respeito aos pontos de semelhança que se verificam entre uma e outra, mas sobretudo no que concerne às suas diferenças mais essenciais. Contudo, não basta somente falar de multiculturalismo para se esquivar do perigo ideológico representado pelas antigas teorias etnocentristas, que julgavam e valorizavam culturas distintas conforme a medida de um padrão cultural eleito e dominante. É necessário que se dê voz à multiplicidade de culturas, que se proponha uma nova postura e uma nova compreensão, de maneira a garantir a cada cultura seu lugar de manifestação e de conhecimento. É preciso que se estabeleçam formas de intervenção e de educação para uma sociedade multicultural. O multiculturalismo vem dar visibilidade à diferença e reconhecer a coexistência enriquecedora da diversidade. Este livro destina-se a explicar o sentido do multiculturalismo a partir de seu marco de origem: a cultura. A educação multicultural, a era digital, a educomunicação e as tecnologias de comunicação são aqui analisadas e discutidas segundo o modo como repercutem na vida cotidiana das crianças na escola, dos jovens e adultos no mercado de trabalho e nas formas de integração social que proporcionam à terceira idade. A fim de apresentar a pluralidade cultural como fonte e transformação do nosso conhecimento, e de apontar a necessidade de respeitar a multiplicidade das formas culturais como condição para nossa convivência social, este livro destaca o valor e a importância desse termo tão múltiplo em sua forma singular - o multiculturalismo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pluralismo Cultural ...

É sempre bom estar postando vídeos no blog, pois ele permite uma melhor visualização, fazendo com que as pessoas possam entender sobre o MULTICULTURALISMO apenas assintindo vídeos.

Como todos os vídeos postado até hoje, esse também é bem legal!

Tenho certeza que todos conseguirão entender melhor sobre esse tema tão discutido no mundo de hoje!

Respeito às culturas ...

Olha que video interessante!
Ele conta uma pequena história na qual mostra que é possível fazer a mistura de culturas, mas com respeito!!!!!!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curiosidades ...


O que seria do mundo se não fosse essa interessante mistura de etnias, de pessoas que vieram de diversos paises, criaram seus lares em uma nova cidade e transformaram o plante numa grande salada de costumes e culturas? É curioso como existem pessoas de diversas nacionalidades espalhadas por todos cnatos do globo.

Os motivos que levam essas pessoas a buscar novos lares são variados. Existem pessoas que procuram uma vida melhor, mais confortável, com salários melhores, pessoas que querem viver num lugar mais seguro, sem tanta violência, outras que estão atrás de uma vida mais calama, longe das grandes cidades, e assim por diante.

Independente do motivo que leva as pessoas a sairem de casa, isso faz com que o mundo fique menor, mais próximo entre as culturas, mesmo com tanta distância geográfica e com tantas diferenças nas crenças e costumes. E aos poucos, essas disparidades vão diminuindo e tornando o planeta algo mais homogêneo.

Não importa se somos brasileiros, irlandeses, americamos, japoneses, italianos ou argentinos, o que importa é que somos todos humanos e todos fazemos parte do mesmo mundo. Isso deveria ser o suficiente para fazer com as pessoas aprendessem a conviver pacificamente, sem querer prejudicar o próximo e tirar vantagem em tudo.

O que seria do seria do mundo se não fosse a alegria e o futebol brasileiros, a comida italiana, os vinhos franceses, a tecnologia japonesa, e todas as outras peculiaridades com as quais todas as nações colaboram para tornar o planeta um lugar único e cheio de coisas para aprender e viver?

É sempre importante lembrar que o mundo existe hoje graças a uma porção de povos distintos que, juntos, construiram tudo o que podemos viver hoje. E pensando nisso é que devemos respeitar as diferenças, ter a mente aberta para entender que o mundo não é totalmente igual, que as pessoas são diferentes, com opiniões divergentes.