sexta-feira, 30 de abril de 2010

É possível conviver com pessoas de culturas distintas?


O fenômeno do multiculturalismo acontece com pessoas de espaços culturais diversos que são muitas vezes obrigadas a relacionar-se e a conviver entre si. Devido à imigração é possível numa região a assistência de diversos núcleos culturais e ainda grupos sociais que por diversas razões se sentem marginalizados. Perante a assistência de diferentes culturas, as pessoas podem assumir atitudes como o etnocentrismo, o relativismo cultural e o interculturalismo. O etnocentrismo inclui as pessoas que observam as outras culturas em função da sua própria cultura. Os etnocentristas para preservarem os traços da sua cultura assumem posturas negativas como a xenofobia, o racismo e chauvinismo.

O relativismo cultural incluiu as pessoas que perspectivam as outras culturas a partir dos valores por que se regem. Os relativistas sofrem algumas consequências como o racismo, o isolamento e a estagnação.O interculturalismo é um movimento que respeita as outras culturas.

O interculturalismo promove objectivos como compreender a natureza pluralista, promover o diálogo entre culturas, compreender a complexidade e riqueza da relação entre as diferentes culturas e colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais.Como não se pode dizer que uma cultura atingiu o seu total desenvolvimento, o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas é o diálogo. O interculturismo faz com que se aprenda a conviver no mundo pluralista e que se respeite e defenda toda a humanidade.


Portanto, na opnião do grupo, é possível conviver com pessoas que possuem culturas ou costumes diferentes do nosso, sem que haja preconceito.


E vocês, o que acham???

Multiculturalismo e Tolerâncias Religiosas ...


Neste tema, pretendemos analisar as relações religiosas de tolerância e intolerância, que a partir da admissão da existência de um cenário multicultural, estimulado por uma era globalizada, promove encontros e misturas de vários tipos de povos que se fazem a acompanhar pela emegência de demandas cada vez mais plurais, que reclamam da convivência com o outro, sendo diferente ou semelhante de nós.

Foi desse modo que procuramos examinar essas relações, buscando especificamente, entender na esfera de um pluralismo religioso, ou seja, como cada um se posiciona dentro desse atual contexto, ou seja, contexto este que os obriga a lidar com questão da diversidade, competitividade entre religiões.

Neste sentido, acreditamos ser relevante compreender todos segmentos religiosos e o conflito entre a prática da tolerância ou da intolerância com membros de outros religiões.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Identidade Cultural - Multiculturalismo


O vídeo a seguir fala sobre a Identidade Cultural.


Ele nos passa a seguinte mensagem:



" O foco deve ser o indivíduo e sua liberdade de escolha, e não sua tribo, a nação ou sua cultura.

A cultura não é um fim em si, mas um meio para a felicidade dos indivíduos. E cada um deve ser livre para escolher como quer buscar a sua felicidade!"


O que vocês acham???



terça-feira, 27 de abril de 2010

Vídeo ...

Depois de entendermos um pouco melhor sobre multiculturalismo, que tal assistirmos um vídeo?

Então, esse vídeo mostra a realidade e a cultura de cada pessoa, de cada região e quais são as suas tradições.

Se todos nós respeitarmos a cultura do próximo, com certeza teríamos um Brasil melhor. Sendo assim, não existiria´preconceitos ou discriminações.
Por favor, assistam! Vale a pena!!!

Diversidade Cultural ...


Quando se fala de multiculturalismo, não podemos esquecer de falar em Diversidade Cultural.


Mas no que consiste essa Diversidade Cultural?


Ela engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como por exemplo, a linguagem, a dança, as tradições, entre outras, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.


Multiculturalismo nas escolas...


Tem a função de reconhecimento às diversidades de expressão cultural em diversas regiões do mundo.

No entanto, a cultura é uma só, ou seja, ela está dentro de cada um de nós. E são as diferenças que são externas, portanto devem ser apreciadas porque dão vitalidade e estilo a cada tipo de pessoa.

É por isso a grande importância do Multiculturalismo inserido nas escolas, pois abrem espaço para as diferentes expressões culturais se manifestarem, para que não haja preconceito ou discriminação.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que é Multiculturalismo?


Também conhecido como PLURALISMO CULTURAL.


É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa determinada localidade, sem que uma delas predomine.

O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, homossexuais, entre outras), na qual são discriminadas, sendo vistas como movimentos particulares.


E isso é um grande ERRO!!!


Pois deveriam ter o reconhecimento do público.


Para se concolidarem, essas culturas devem ser amparadas e protegidas pela lei.

Portanto, o multiculturalismo opõe-se ao que ele julga ser uma forma de etnocentrismo, ou seja, visão de mundo da sociedade branca dominante que se toma por mais importante que as demais.